SOBRE O EMAB
PREFEITOS E SECRETÁRIOS MUNICIPAIS EM SANTA CRUZ CABRÁLIA
O I EMAB acontecerá no período de 16 a 18 de novembro para debate de questões
ambientais fundamentais para o cotidiano das cidades, e terá jantar em homenagem ao
governador eleito da Bahia no encerramento
Idealizado através da parceria do FBCBH – Fórum Baiano dos Comitês de Bacias Hidrográficas com a Associação Nacional de Municípios e Meio Ambiente – ANAMMA e a
União dos Municípios da Bahia – UPB, o I EMAB – Encontro de Meio Ambiente da Bahia, é um evento destinado prioritariamente aos prefeitos e secretários municipais de meio ambiente de todo estado, visando estabelecer recomendações e diretrizes importantes no sentido de fortalecer a presença dos municípios nas discussões ambientais na Bahia.
Também irá apresentar os resultados do I ECOBA – Encontro dos Comitês de Bacias Hidrográficas Baianos, realizado em junho deste ano em Porto Seguro.
A união destas três sólidas instituições garantirá a realização de um evento de excelência, tanto técnica quanto operacional, com a participação de um sem número de
municípios baianos, que poderão debater temas de forte impacto no cotidiano das cidades, como o Novo Marco do Saneamento, que determina que a disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos deverá ser implementada em todos os municípios brasileiros até agosto de 2024, e os incêndios florestais que mais que dobraram na Bahia.
Os municípios também passam a ter papel estratégico diante de um grande dilema mundial: o aquecimento global. Em países onde a atividade agrícola é tão significativa,
como o Brasil, o protagonismo dos produtores rurais é indispensável na luta contra as mudanças climáticas. Diante desse contexto, produzir alimentos, fibras e energia para uma população mundial crescente e com saldo positivo de captura de carbono é um grande desafio para a agricultura moderna.
Como o assunto é muito relevante, a participação será também aberta para toda sociedade recebendo desde dirigentes de instituições públicas e privadas, assim como profissionais liberais e estudantes de vários níveis de aprendizado, bem como ambientalistas e entidades do terceiro setor. A expectativa é deixar legados à gestão ambiental no âmbito municipal necessários ao bom andamento e aprimoramento das políticas públicas deste setor. O contexto atual propicia ao evento uma integração estadual única, com participantes de todas as regiões baianas, permitindo a troca de experiências e o exercício do diálogo, do aprendizado e da tolerância, fundamentais para o avanço socioambiental de forma equilibrada, participativa e sustentável. No encerramento deste evento, promoveremos um jantar em homenagem ao governador eleito da Bahia que será convidado a se comprometer antecipadamente com esta causa.
O II EMAB acontecerá no dia de 17 de setembro no auditório da FIEB – Federação das Indústrias do Estado da Bahia
Idealizado para ser um espaço de inovação, diálogo, conhecimento e ações propositivas d e sustentabilidade, o EMAB Encontro de Meio Ambiente da Bahia é um evento voltado para o debate dos principais desafios ambientais da Bahia.
O objetivo é contribuir para nortear as políticas públicas, visando estabelecer diretrizes e recomendações importantes para a promoção dos (ODS), Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 na Bahia, plano global estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) para garantir um mundo melhor para povos e nações.
O evento será realizado em parceria com a Federação das Indústrias do Estado da Bahia– FIEB, que é a entidade que representa a indústria baiana, tendo como objetivos principais promover e apoiar ações que visem o crescimento, a modernização, o empreendedorismo, a melhoria da competitividade industrial do Estado e que melhorem a qualidade de vida da sociedade, dos industriários e de seus dependentes.
Como na primeira edição em 2022, o EMAB conta com as estratégicas parcerias operacionais com a ANAMMA e a UPB.